terça-feira, 1 de novembro de 2011


                                        Parque de exposição Nestor Duarte





|   |Com seu rebanho em crescimento, os pecuaristas de Mundo Novo se reúnem a fim de expandir suas criações a outras cidades e regiões, eles tiveram uma grande e vitoriosa idéia de construir um parque de exposição.
    E com a ajuda de governantes da época e suas doações eles se juntaram em uma área na entrada da cidade e ali iniciavam a construção de uma das grandes jóias de Mundo Novo, o parque de exposição Nestor Duarte.  Começando assim a construção de pavilhões com cocheiras e argolas onde então eram postos seus animais, e ali esses eram visitados por pecuaristas e turistas de todo país. Tais pavilhões foram batizados com nomes de grandes homens de nossa cidade.
    Assim foi iniciada em 1938 com repercussão nacional, umas das primeiras exposições a serem realizadas aqui, trazendo sempre para Mundo Novo um grande número de pecuaristas e visitantes de outros estados do Brasil. Apresentando a todos os melhores das raças bolvinos, eqüinos, ouvinos, caprinos, suínos e etc.
    Apostando na melhoria de seus rebanhos, nossos pecuaristas deixam espaços abertos para outros expositores, e assim eram realizados concursos e desfiles premiando os melhores das raças como grande campeões, e assim incentivando seu criadores na melhoria do seus exemplares.
    E com o grande sucesso da exposição as visitas de autoridades vinham aumentando, foi quando na presidência de Carlos Oliveira Barreto de Araujo em 19 /11/1955, foi inaugurada a tribuna de honra onde grandes nomes da política e da pecuária mundonovense discursavam fazendo elogios e trazendo idéias novas para nossa cidade.
    Com o decorrer do tempo o parque vem mudando sua estrutura para atender melhor os pecuaristas e visitantes, sendo construída uma sede para o leilão que hoje se tem uma repercussão de nível nacional e vem batendo recordes de vendas ano a ano. Também foi aproveitada as estalações de dois pavilhões construindo uma das melhores áreas de shou da região abrilhantando assim com bandas e artistas de nossa região.
    Graças a idéia desses grandes e corajosos homens que aqui habitaram podemos ter orgulho desse patrimônio que faz parte da vida dos mundonovenses onde são realizadas grandes festas de exposição e outras festas de repercussão nacional, como nosso São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário